Matérias >> Edição 182 >> Truques e Dicas

Como Limpar Superfícies Duras

Aço inoxidável I: Para tirar manchas de água do aço inoxidável, use um pano umedecido com álcool ou vinagre.

Aço inoxidável II: Faça uma solução de água com um pouco de amônia e esfregue com um pano.

Azulejo: Para deixar os azulejos bem limpos, aplique uma mistura de água com um pouco de maisena. Além de dar mais brilho, dará um toque nas juntas também.

Bronze: Para tirar manchas do tempo em bronze, limpe-o com vinho tinto quente.

Cimento na pedra: Para retirar sujeira de cimento do granito, misture ácido clorídrico diluído a 50% em água. Aplique sobre o granito, depois enxágue bem com água e um pouco de sabão para neutralizar o ácido. Ao diluir, coloque o ácido na água - e nunca a água no ácido. Não esqueça de proteger as mãos com luvas e os olhos.

Cobre: Para tirar manchas de verde e do tempo em cobre, limpe-o com vinagre quente.

Cola de esparadrapo e adesivo: O melhor para descolar adesivos é usar éter. É ideal também para retirar manchas de esparadrapo da pele. Acetona também presta um bom serviço nestes casos.

Cola de etiqueta I: Lave o local com água morna e detergente neutro.

Cola de etiqueta II: Passe um pequeno pano embebido em fluido de isqueiro ou álcool.

Cola de etiqueta III: Use um pedaço de pano de algodão embebido em óleo de eucalipto.

Cromado: Limpe com um pano impregnado de farinha de trigo ou cinzas de cigarro ligeiramente úmido.

Estanho oxidado: Para limpar objetos de estanho, mergulhe-os em cerveja.

Forno: Para limpeza do forno, mergulhe um pano felpudo em amoníaco, depois torça-o levemente e coloque-o sobre a área a ser limpa (melhor se preaquecida). O pano adere à superfície e, depois de dez minutos, absorve a mancha.

Isopor: Lave sempre utensílios de isopor com água e bicarbonato. Não use sabão.

Latão antigo oxidado: Limpe com ácido clorídrico diluído a 50% em água. Depois enxágue bem. Procure saber sobre os cuidados necessários com o produto antes de usar.

Louça: Para tirar marcas de café e de cigarro em louças, friccione com um pano úmido com sal.

Madeira I: Para manter limpos os utensílios de madeira (colher de pau, tábuas), basta esfregá-los com uma esponja com água oxigenada. Deixe agir por um tempo e enxágue bem.

Madeira II: Para tirar tinta de caneta sobre a madeira envernizada, esfregue com um pano molhado com vaselina.

Mármore I: Para deixar o mármore bem limpo, basta cobrir as partes manchadas com uma solução de água oxigenada a 3% e com algumas gotas de amoníaco. Deixe agir por alguns minutos, passe um pano úmido e pronto.

Mármore II: Ponha um pouco de sal num limão cortado e passe devagar sobre a mancha. Não esfregue com força, pois estragará o polimento da superfície. Depois lave com sabão e água.

Mármore III: Para tirar manchas de vinho sobre o mármore, esfregue um pano com água oxigenada.

Mobília I: Como retirar uma mancha redonda feita pelo fundo de um copo num móvel encerado? Tente esfregá-la com uma rolha de cortiça, o resultado costuma ser bom.

Mobília II: Se um copo ou outro objeto deixar uma mancha sobre um móvel que não quer sair, esfregue levemente o local com um pano suave embebido em óleo de oliva (azeite) e depois lustre com uma flanela.

Mobília III: Remova manchas de copos e pingos de água na mobília, aplicando uma pasta de óleo de cozinha e sal. Deixe por alguns minutos. Limpe e dê polimento.

Mobília IV: Para eliminar pequenas manchas de queimado da mobília, experimente esfregar maionese. Deixe por pouco tempo e limpe com um pano macio.

Mobília V: Goma ou cola na mobília são removidas com creme de limpeza, pasta de amendoim ou óleo de cozinha.

Objeto engordurado: Pó de café usado é muito bom para limpar objetos muito gordurosos, como os recipientes que contenham resíduos de azeite ou óleo.

Panela engordurada: Para retirar facilmente a gordura das panelas, utilize bicarbonato de sódio. Deixe de molho alguns minutos e a panela ficará limpa sem nenhum esforço.

Papel de parede: Riscos de caneta esferográfica em papel de parede podem ser apagados passando-se levemente um cotonete embebido com um pouco de acetona. Cuidado para não molhar demais e deixar escorrer.

Pia do banheiro: Para deixar a pia do banheiro branquinha, basta esfregar limão sobre a superfície previamente aquecida. Deixe por 30 minutos e retire usando sabão e palhinha de aço.

Pia inox I: Para que sua pia inox esteja sempre brilhando, passe um algodão embebido em vinagre, seque e passe uma flanela. Ela ficará como nova.

Pia inox II: Esfregue com fluido para isqueiro e lave bem em seguida.

Piche no carro: Passe óleo de linhaça cru. Deixe o piche amolecer e tire com um pano macio embebido em óleo.

Plástico: Para tirar manchas de café e chá de utensílios de plástico, limpe-os com bicarbonato.

Porta blindex: Para deixar as portas blindex do box brilhantes sem muito esforço, esfregue-as com uma esponja umedecida em vinagre.

Prataria oxidada: Escove bem com uma escova de dentes. Encha um recipiente com água, adicione sal grosso e um pedaço de folha de alumínio. Mergulhe os objetos de prata e deixe-os por algum tempo.

Ralo: Para que os ralos fiquem sempre limpos, ferva uma panela de água com um pouco de vinagre. Depois despeje o conteúdo, ainda quente, no ralo.

Ralo da pia: Se o ralo de sua pia estiver entupido por causa de gordura, coloque nele 1 xícara (chá) de sal e outra de bicarbonato. Em seguida, jogue água fervendo.

Vidro I: Para que os vidros fiquem limpos por mais tempo, é fácil. Basta diluir 3 colheres (chá) de amoníaco em 1 litro de água. Passe o produto sobre os vidros e esfregue com um pano limpo.

Vidro II: Para tirar tinta fresca de vidros, passe vinagre quente misturado com água.

Vidro III: Pulverize-o com limpador para forno. Deixe por alguns minutos e remova com um pano.