Matérias >> Edição 191 >> Leis e Costumes I

Bircat Halevaná

Todo mês os homens devem recitar uma bênção a Hashem no período da fase crescente da Lua. Uma bênção relacionada com a maravilhosa criação dos céus, dos astros e com a renovação da Lua. É correto dizê-la com alegria, calma e atenção, por ser uma mitsvá na qual recebemos a Presença Divina.

Leis e Costumes I

Tradução da berachá - do Sidur Sefaradi Sucath David Mekor Haim

A Fonte das bênçãos és Tu, Hashem, nosso D´us, Rei do Universo, Que com Sua palavra criou os Céus e com o sopro de Sua boca, todas suas legiões. Um decreto e tempo designado deu a eles, a fim de que não alterem suas tarefas. Eles se alegram e regozijam para cumprir a vontade de seu Dono - Atuante da verdade, Que Sua obra é verdade. À Lua disse (ordenou) que se renovasse mensalmente, como uma coroa de esplendor para aqueles que por Ele são carregados desde o ventre (a nascença), porque também eles estão destinados a serem renovados como ela*, (para que eles possam) glorificar seu Criador pelo Nome da Glória de Seu reino. A Fonte das bênçãos és Tu, Hashem, Que renova os meses.

* Assim como a Lua cresce e mingua recuperando sua gloriosa luz, assim acontece com o Povo de Israel: apesar de sua história amarga, no final será redimido e voltará à luz deslumbrante de Hashem.

do livro “Iyun Tefilá”

Quem

1. Todo homem tem a obrigação de recitar Bircat Halevaná, pois é uma bênção importante.

2. As mulheres não costumam recitar esta berachá.

3. É ideal educar os meninos a recitar Bircat Halevaná a partir da idade de “chinuch” (6 a 7 anos). A partir dos 12 anos é necessário educá-los a recitar a bênção.

4. Uma criança que fará bar mitsvá antes de terminar o período permitido para recitar a berachá não precisa esperar, podendo recitá-la antes de completar treze anos.

5. No caso de um homem cego, o ideal é que alguém recite a bênção com a intenção de isentá-lo. Se não houver ninguém disponível, ele poderá recitar Bircat Halevaná sozinho.

6. Se alguém está em dúvida se recitou a bênção neste mês, é preferível ouvi-la de outra pessoa e responder amen no final. Se isso não for possível, ele não deverá recitar Bircat Halevaná neste período.

7. No caso de uma pessoa enlutada: o ideal é recitar Bircat Halevaná depois do sétimo dia de luto. Caso o sétimo dia de luto caia após o período permitido para recitar a bênção, pode fazê-la mesmo enquanto estiver enlutado.

8. No caso de um “onen”: o “onen” é alguém cujo parente faleceu (um dos sete parentes mais próximos), mas ainda não foi enterrado. Se o período apropriado para recitar a berachá terminar antes do enterro - e outras pessoas estiverem se ocupando com todas as necessidades do enterro - ele pode recitar Bircat Halevaná.

Quando

1. Os sefaradim começam a recitar Bircat Halevaná após 7 dias completos do molad de Yerushaláyim - a fase de lua nova conforme Jerusalém adaptada ao fuso horário local. Os ashkenazim esperam apenas 3 dias completos.

2. Se a pessoa recitou a bênção antes do período estipulado (conforme seu costume), não deve repeti-la. No entanto, neste caso é importante ouvir novamente a bênção de alguém e isentar-se da obrigação de forma correta.

3. É preferível recitar a bênção após o término do Shabat. Se o clima não estiver favorável (céu com nuvens), deve fazê-la assim que possível (logo que perceber que não há nuvens atrapalhando a visão da Lua).

4. Pode-se recitar Bircat Halevaná até 14 dias, 18 horas e 22 minutos após o molad da Lua (lua nova). Se esse período já passou, até o 15º dia os sefaradim recitam a bênção sem pronunciar o Nome de Hashem (sem “shem umalchut”), enquanto os ashkenazim recitam normalmente até o 15º dia. Até o 16º dia desde o molad pode-se recitar a berachá sem o Nome de Hashem.

5. Não se faz Bircat Halevaná em Shabat ou yom tov, a menos que seja o último dia do período permitido. Nesse caso, deve-se recitar apenas a bênção, sem os versículos e as rezas adicionais.

6. No mês de av os sefaradim costumam recitar Bircat Halevaná depois de Tish´á Beav. Entre os ashkenazim há aqueles que costumam fazer como os sefaradim e outros que costumam fazer normalmente, como nos demais meses. Se fizerem antes de Tish´á Beav, não devem dançar após a berachá (como costumam fazer normalmente).

7. O primeiro horário da noite para recitar a bênção é quando já se percebe que a Lua está iluminando a Terra. Se for difícil avaliar esta situação, deve-se esperar até o surgimento das estrelas (28 minutos após o pôr do Sol na cidade de São Paulo).

8. Pode-se recitar a berachá durante toda a noite até o amanhecer (alot hasháchar). Caso seja o último dia do período permitido, pode-se recitar a berachá até 35 minutos após o amanhecer.

9. O momento ideal para recitar a bênção é após a oração de Arvit (Maariv). Caso já seja o horário do surgimento das estrelas (28 minutos após o pôr do Sol em São Paulo) e tenha-se receio de que após a oração de Arvit o céu estará nublado, a bênção pode ser recitada antes de Arvit.

10. Em caso de eclipse lunar: devemos fazer a berachá antes do fenômeno. Se não foi possível, não recitamos a berachá naquele mês.

Onde

1. Devemos sair a um local aberto para recitar Bircat Halevaná. Mas pode-se recitar a bênção embaixo de um guarda-chuva ou árvore. Se não for possível sair, é permitido recitar Bircat Halevaná dentro de casa, preferencialmente com a janela aberta.

2. A bênção deve ser feita com o céu descoberto no lugar da Lua. Se a Lua estiver coberta por nuvens, os sefaradim não podem recitar Bircat Halevaná mesmo que as nuvens sejam finas; enquanto os ashkenazim podem recitar se a nuvem for bem fina.

3. Se nuvens cobrirem a Lua após o início da bênção, pode-se terminar de recitar a berachá. No entanto, se for possível avaliar que a Lua ficará coberta durante a recitação da berachá, não se deve iniciar a bênção.

4. Se apenas uma parte da Lua estiver coberta, pode-se recitar a bênção.

Como

1. A bênção deve ser recitada em pé, sem apoio. Pessoas com dificuldades podem se apoiar e, se necessário, podem recitar sentadas.

2. Devemos recitá-la parados, não em movimento. De preferência, deve-se recitar a berachá com os pés juntos como na Amidá.

3. A recitação deve ser feita na mesma direção da Amidá.

4. Deve-se olhar para a Lua antes de iniciar a berachá. Conforme a Cabalá, não deve olhar para a Lua mais de uma vez; porém, há quem costume observar a Lua durante toda a berachá.

5. Se a bênção foi recitada sem ter olhado para a Lua, ela foi válida.

6. Pessoas que usam óculos não precisam retirá-los ao recitar a bênção.

7. Se a Lua só puder ser vista através de binóculos ou telescópio, não se deve recitar a bênção.

8. Embora seja permitido recitar a bênção sozinho, o ideal é recitar em um grupo de ao menos 10 pessoas. A segunda melhor opção é com três pessoas, sendo preferível com duas do que sozinho.

9. O ideal é recitar Bircat Halevaná vestindo roupas apropriadas para receber a Shechiná - a Presença Divina.